Skip to main content

Como o WiFi7 transformará os jogos

Jens Hilgendag para Mouser Electronics

A cada ano que passa, as experiências de jogos tornam-se mais ricas, complexas e surpreendentemente realistas. No entanto, a chegada iminente do WiFi7 deverá criar um salto tecnológico que promete não apenas transformar o cenário dos jogos on-line, como também revolucioná-lo completamente. Imagine um mundo de jogos no qual os eventos de atraso e conectividade sejam coisas do passado, em que a linha entre o físico e o virtual seja completamente imperceptível e em que as experiências de multijogador possam acontecer em grande escala. O WiFi7 está preparado para ser o catalisador de velocidade, latência, capacidade e confiabilidade incomparáveis, inaugurando uma era de conectividade que impulsionará os limites dos jogos on-line a novos patamares.

O incrível salto para o WiFi7


Antes que você possa apreciar totalmente como o WiFi7 transformará o cenário dos jogos, é vital compreender o progresso feito nos padrões WiFi. O WiFi4, o protocolo N, foi o primeiro padrão a melhorar o rendimento usando a tecnologia de múltiplas entradas e saídas (MIMO). A seguir, o WiFi5, o protocolo AC, marcou outro avanço substancial na tecnologia WiFi. Ele trouxe velocidades ainda mais rápidas, maior capacidade e melhor desempenho graças a recursos como larguras de banda de canal mais amplas e recursos MIMO mais avançados. WiFi6, o protocolo AX, foi um salto significativo em termos de velocidade, capacidade e eficiência ao introduzir tecnologias como acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (orthogonal frequency-division multiple access, OFDMA), que melhora o gerenciamento de vários dispositivos em uma rede, reduz a latência e melhora a eficiência geral da rede. E, mais recentemente, o WiFi6E, uma extensão do WiFi6, trouxe uma nova dimensão ao usar a banda de frequência não licenciada de 6 GHz. Este espectro adicional permite ainda menos interferência e congestionamento, o que se traduz em velocidades mais altas e melhor desempenho.

No entanto, embora o WiFi 6E possa oferecer um aumento significativo nas taxas de dados e acomodar mais dispositivos simultaneamente – o que o torna particularmente atraente para aplicações que exigem aplicações intensivas de largura de banda, como realidade virtual, streaming em 4K e jogos – é apenas o começo. O próximo padrão WiFi7 pode conectar um dispositivo em todas as três bandas (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz) simultaneamente para alavancar totalmente o espectro disponível e oferecer velocidades incríveis com maior eficiência. O novo padrão oferecerá velocidades 4,8 vezes mais rápidas do que o WiFi6 e 13 vezes mais rápidas do que o WiFi5, superando em muito a velocidade, latência e confiabilidade de todos os padrões anteriores. Este salto na tecnologia é simplesmente incrível e irá desbloquear mais cenários de jogo do que nunca.

Os benefícios do WiFi7 para jogos


Conforme mencionado, o WiFi7 superará seus antecessores com melhorias substanciais em velocidade, latência e confiabilidade. Operando em uma largura de canal estendida de até 320 MHz na banda de 6 GHz, oferecerá maior largura de banda. Significa quatro vezes mais rápido que o WiFi6E, com capacidade de download de 256 GB em 25 segundos. Isto levará a taxas de dados ainda mais rápidas e a um congestionamento reduzido que, em última análise, habilita transmissões simultâneas em velocidades ideais. O WiFi7 representa o fim dos problemas de buffer, o que é uma notícia extraordinária para o setor de jogos.

MIMO multiusuário (MU-MIMO) indica que um dispositivo de rede é capaz de gerenciar vários usuários com múltiplas entradas e saídas simultaneamente. Com o WiFi7, essa capacidade aumentará de 8 para 16 usuários, duplicando o nível multiusuário. Com tecnologias avançadas como MU-MIMO e OFDMA, o WiFi7 gerenciará melhor vários dispositivos simultaneamente, garantindo conexões perfeitas em ambientes de jogos lotados.

Taxas de transmissão mais altas e eficiência de transmissão são outro detalhe positivo do WiFi7, significando melhor conectividade para tarefas de jogos que são altamente dependentes de latência. Mesmo com resoluções de 8K para smart TVs, o WiFi7 funcionará perfeitamente com plataformas de streaming. Isso significa que, graficamente falando, você não apenas verá o jogo, mas estará dentro dele. Nenhum tipo de atraso ocorrerá e todas as ações que você realizar acontecerão em tempo real. Além disso, o WiFi7 habilitará o uso de múltiplas unidades de recursos ao mesmo tempo em que a funcionalidade punção evita congestionamentos, reduzindo assim a interferência reduzida essencialmente a zero, o que é excelente para jogos. Todas as atualizações no padrão WiFi7 resultarão em capacidades de velocidade superiores a 40 GB/s em condições ideais. Tendo em mente que o atual padrão WiFi6E só consegue atingir teóricos 9,6 GB/s ao combinar todas as bandas de frequência, este salto é bastante significativo. Além disso, a operação multilink do WiFi7 permitirá que os dispositivos utilizem diferentes canais simultaneamente para enviar e receber informações, o que reduzirá a latência e o congestionamento e, por sua vez, permitirá maior confiabilidade com latências ultrabaixas. Combinadas, todas essas atualizações irão desbloquear mais cenários de jogo do que nunca.

Novas experiências de jogos habilitadas por WiFi7


Com o WiFi7, os jogadores experimentarão muito menos interferência, congestionamento e buffer em jogos on-line. Este novo padrão permitirá que eles sejam completamente envolvidos no jogo e verdadeiramente imersos. E este novo padrão habilitará que a experiência gráfica seja fenomenal. O setor será capaz de atualizar a experiência visual e fornecer componentes gráficos completos de alta definição e alto nível. A melhoria mais notável para jogos com WiFi7, no entanto, será a redução na latência que permite que ações no mundo virtual espelhem intenções no mundo real com precisão incomparável. Além disso, o WiFi7 expõe o setor a novos cenários – por exemplo, eventos multimodo e multijogador em tempo real em um único espaço. Os jogadores não ficarão mais condicionados aos consoles em casa; serão possíveis festas de jogos nas quais vários jogadores usam a mesma rede WiFi sem diminuir a velocidade uns dos outros.

O outro grande desenvolvimento no horizonte é o metaverso, que habilitará um mundo envolvente de jogos, fantasia e avatares. O WiFi7 tornará as experiências imersivas mais envolventes, reduzindo a latência em sessões de RV on-line com uso intensivo de gráficos. E o WiFi7 não envolve apenas jogos, inclui entretenimento. Graças ao streaming simultâneo multicanal, os usuários desfrutarão de uma experiência tranquila em festas virtuais – as pessoas poderão se encontrar ou jogar juntas no mundo da realidade virtual, como também compartilhar, adicionar e comprar coisas que gostam em tempo real enquanto jogam. Esta experiência mais integrada e interativa verá a convergência de jogos e entretenimento e expandirá o alcance do setor de jogos para um público muito mais amplo.

Tecnologia WiFi7 que impulsionará os jogos


Os desenvolvimentos no WiFi7 serão conduzidos pelas principais empresas de chipsets. Muitas dessas empresas já atualizaram para a tecnologia WiFi7 e estão liderando desenvolvimentos futuros. Produtos como as antenas KYOCERA AVX 2,4 GHz/5 GHz e WiFi® 6 GHz também serão fundamentais para capacitar a tecnologia habilitada para WiFi7. Essas antenas da KYOCERA AVX, incluindo a família de antenas WX e a série X9003019, destacam-se com padrões de radiação ajustáveis, otimizando a intensidade do sinal em todas as orientações, reduzindo assim a latência para a próxima geração de jogos e aplicativos de RV. Os grandes participantes já começaram a construir sistemas, roteadores e pontos de acesso que permitirão que futuras experiências de jogos aproveitem os benefícios do WiFi 7. Evidentemente, o desenvolvimento de produtos habilitados para WiFi 7 ainda é muito limitado, e as especificações ainda não estão claras. A velocidade e a capacidade dos roteadores WiFi7 operando em condições reais ainda não foram definidas.

Conclusão


O WiFi7 permitirá que a realidade virtual e o espaço do metaverso aproveitem ao máximo a largura de banda aprimorada para transmitir mundos imersivos. Os eventos multijogador em tempo real não sofrerão atrasos e vários usuários na mesma rede podem jogar e transmitir ao vivo simultaneamente, sem restrições de largura de banda. Arquivos grandes de instalação e atualização serão baixados rapidamente. As versões transmitidas dos jogos funcionarão tão bem quanto as cópias baixadas. Em última análise, o setor de jogos preencherá a lacuna entre o desempenho on-line e off-line, permitindo que os usuários desfrutem de experiências multijogador ou de streaming com gráficos intensos e sem atrasos.

Esta atualização iminente de hardware será uma oportunidade para o setor trazer para casa uma nova experiência de realidade virtual. A tecnologia WiFi7 chegará a laptops, desktops, smartphones, smart TVs e dispositivos de Internet das Coisas (IoT),habilitando a oferta de experiências imersivas a um público amplo, em vez de a um nicho de mercado. É claro que tudo isso exigirá tempo. Para começar, os roteadores mencionados serão produtos de alta tecnologia e alto custo. Mas nos próximos um ou dois anos, os custos serão reduzidos e uma gama mais ampla de produtos WiFi7 estará disponível.

Pensando ainda no futuro, o WiFi8 já está em desenvolvimento. Seu foco está mais em coisas como IoT e inteligência artificial, bem como na combinação de WiFi7 com 5G para permitir experiências de condução seguras e automatizadas – outro nível de conectividade para o setor de tecnologia. Embora no momento, essas atualizações não estejam diretamente relacionadas aos jogos, quem sabe aonde esses próximos padrões podem nos levar? Assim que pudermos oferecer a experiência virtual e física em um só lugar e em tempo real, as possibilidades poderão ser infinitas.